Home >> Especiais >> Locais sagrados >> Nihonji

 

 

NOKOGIRI-YAMA

 

Em meados de maio de 1931, o Mestre Jinsai recebeu a seguinte Ordem de Deus: “No dia 15 de junho, vá ao Templo Nihon-ji, no Monte Nokoguiri, situada em Boshu, no Estado de Tiba”.

O Monte Nokogiri ("Nokogiri-yama", em japonês) é uma baixa montanha (329,5 metros) na Península de Boso, estado de Honshu, no Japão. Fica na borda sudeste das cidades de Futtsu e Kyonan no Distrito de Awa, Prefeitura de Chiba. O monte corre de leste a oeste, tendo uma forma característica de serra (daí o nome "Nokogiri", "serra"). No lado oeste, há a baía de Tóquio, com duas estradas e uma linha de trem (Uchibo), de Futtsu até Tateyama. Também no lado oeste do monte encontra-se o Templo Nihon, que é o lar do Daibutsu ("Grande Buda"), a maior escultura de Buda do Japão. O templo é acessível por estrada e por um bondinho, que corre da estação de Hamakanaya até a entrada do templo.

Assim, entalhado na montanha, temos o Nihon-ji e também o Grande Buda, com 31,05 metros, esculpido na lateral da montanha. Na verdade, somente as costas do Buda são esculpidas "dentro" da montanha; o resto da estátua se projeta para fora dela, de forma a encarar bravamente os fortes ventos marítimos que batem na lateral do monte.

Ainda, em uma clareira sombreada, há outra grande estátua budista, a de Hyakushaku Kannon. Com 30.3 metros, esta é a mais definida escultura com linhas afiadas na borda vertical do penhasco.

O Monte Nokogiri recebeu esse nome de serra depois que linhas irregulares foram deixadas depois de tantas pedras terem sido cortadas. Alcançando o topo, o nome é mais conveniente ainda, pois em cima o monte é acentuadamente "afiado". No ponto mais alto, há um mirante com espaço para somente uma pessoa, o chamado Jigoku-nozoki ("uma espreitada no inferno").

 

 

Jigoku-nozoki ("uma espreitada no inferno")

 

 

 

Hyaku-shaku Kannon

 

 

Hyakutai Kannon

 

 

Daibutsu ("Grande Buda")

 

Imprimir

 

Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados