Home >> Especiais >> Divindades >> Ebisu

 

 

Ebisu

 

Origem: japonesa

Nome Xintô: Kotoshiro-nushi-no-Kami

Ebissu é uma divindade masculina, sendo o deus da pesca e da boa sorte. Com sorriso e barba, Ebissu é representado sempre com uma vara de pesca, símbolo de boa sorte, na mão direita, e um grande pargo vermelho (tai), que simboliza comemoração (omede-tai), pendurado pela linha da vara, ou preso embaixo do braço esquerdo.

 

Ebissu, deus da boa sorte e da pesca

 

Às vezes também é representado segurando um leque e muitas vezes está vestindo um chapéu de duas pontas. Numa nação que aprecia muito peixe, não é uma surpresa ele ser um dos mais populares dos sete deuses da felicidade (Shichi Fukujin).

Hoje em dia ele simboliza não somente uma navegação segura e uma pesca abundante, mas também sucesso nos negócios através do trabalho honesto.

Sobre a origem de Ebissu, existem duas histórias. A primeira é que ele seria filho de Daikoku, sendo sempre representado junto a este. A outra, que está no Kojiki (antigos contos japoneses), diz que existe um deus chamado Hiruko. Hiruko nasceu de Izanagi-no-Mikoto e Izanami-no-Mikoto. Como ele havia nascido sem ossos, ele foi lançado no mar e lá permaneceu até a idade de três anos. De alguma forma ele conseguiu voltar para a terra, tendo sido cuidado por Ebissu Saburo, e Hiruko passou a ser considerado o deus Ebissu.

Ele também é considerado como deus do sol da manhã, protetor dos fazendeiros de arroz e guardião da saúde das crianças pequenas, assim como o deus Jizo.

 

Imprimir

 

Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados