Home >> Ensinamentos >> Religião

 

IGREJA ABRANGENTE

 

 

Poderão compreender melhor a nossa Igreja se a compararmos com uma loja de departamentos. A comparação talvez não seja muito apropriada, mas considero-a a mais adequada e de mais fácil compreensão. Eis os motivos:

Sempre tenho afirmado que a Igreja Sekai Kyussei Kyo abrange o cristianismo, o xintoísmo, o budismo, o confucionismo, a Filosofia, a Ciência, a Arte, enfim, todas as expressões da cultura. Entre elas, dedicamos especial atenção aos problemas concernentes à doença, à saúde e à agricultura, no campo da Ciência, e também às artes.

Logicamente, como o seu nome está mostrando, a nossa Igreja tem por objetivo empreender a grandiosa obra de Salvação do Mundo. É natural, portanto, que apontemos as falhas existentes em todos os setores relacionados com a vida do homem, dispensando a este a mais elevada orientação.

Não obstante o maravilhoso progresso da cultura contemporânea, as falhas apresentadas por ela são tão numerosas que causam espanto. As falhas superficiais não são muito graves, porque a própria sociedade as percebe e pode corrigi-las; as falhas interiores, no entanto, por não serem divisadas a olho nu, só podem ser corrigidas por um meio: desvelando-as através da Luz de Deus. Por essa razão, estamos dissecando todos os setores da cultura atual, a fim de que, trazendo à tona a verdadeira natureza de cada um deles, possamos planejar a concretização de um mundo melhor. Somente dessa forma poderemos alimentar esperanças quanto ao advento da era da Civilização Celestial.

Eis, em breves palavras, o sentido da expressão "Igreja Abrangente."

 

28 de março de 1951

 

Imprimir

 


Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados