Home >> Ensinamentos >> Religião

 

O MUNDO ISENTO DE DOENÇA, MISÉRIA E CONFLITO

 

 

Qualquer pessoa dirá que um mundo sem doença, miséria e conflito é simples utopia, impossível de existir na realidade. Nós, porém, estamos convictos de que ele é perfeitamente viável. Mas em que se fundamenta a eliminação desses três males? Sem dúvida, na extinção da doença.

Suponhamos que uma pessoa adoeça. As despesas advindas da enfermidade e o prejuízo que ela tem por não poder trabalhar vão se acumulando. O prolongamento da doença normalmente termina consumindo os bens da família. As economias obtidas com sacrifício ao longo dos anos acabam por se esgotar, e a pessoa toma emprestado tudo o que lhe for possível, com parentes e amigos. Assim, nada mais resta do ambiente familiar alegre, harmonioso e estável de tempos passados.

Não são poucos os exemplos como esses na vida real, em que muitas famílias se vêem na mais triste situação, sofrendo por causa da doença e por problemas financeiros. Além disso, quando uma pessoa fica gravemente enferma, a família inteira acaba arcando com as responsabilidades. Ela causa transtornos e prejuízos de grandes ou pequenas proporções a parentes, a amigos e, dependendo das circunstâncias, até à firma onde trabalha. Portanto, as conseqüências da doença são desastrosas, pois o sofrimento atinge não só o próprio doente, como também seus familiares e até estranhos. Se duas ou três pessoas ficarem doentes consecutivamente e vierem a morrer, mesmo que se trate de família possuidora de muitos bens, ver-se-á obrigada a mudar-se para cortiços e outros lugares menos favorecidos, como o provam inúmeros exemplos.

As pessoas juntam dinheiro levadas por duas razões: uma delas é a vontade de fazer fortuna; a outra é a eventualidade de despesas médico-hospitalares, em caso de doença. A primeira razão é positiva, enquanto que a segunda é negativa, mas todos sabem que os negativistas são bem mais numerosos. Se afirmamos, portanto, que a principal causa da miséria é a doença, ninguém poderá negá-lo. Com relação ao conflito, seja entre países, seja entre pessoas, a maioria é motivada por razões de ordem econômica. Assim, se queremos eliminar a doença, a miséria e o conflito, devemos solucionar primeiro a raiz do problema, que é a doença. Essa ordem é a correta. Pessoas livres de doenças: eis a questão primária. É a única forma de salvação; não existe outra. E só há uma força capaz de concretizá-la: o Poder de Kannon . Por isso, nem mesmo Cristo ou Sakyamuni conceberam obra tão maravilhosa. Podemos afirmar que as pessoas que conseguirem nela acreditar serão felizes como jamais existiu alguém até hoje.

 

O que é o Movimento Kannon na Construção do Mundo Isento de Doença, Miséria e Conflito? — 15 de setembro de 1935

 

Imprimir

 


Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados