Home >> Ensinamentos >> Johrei

 

OS DIVERSOS TIPOS DE TRATAMENTO DA DOENÇA

 

 

Mocha

Todo tratamento se enquadra num destes dois métodos - lavar com água ou queimar com fogo - pois a doença é limpeza do acúmulo de sujeiras. A mocha, pelo fato de queimar com o fogo, produz bastante efeito momentaneamente. Entretanto, sendo uma queima material, mesmo que haja cura, esta é só por um tempo determinado; não é uma cura pela raiz. Além disso, o fogo da mocha é o fogo da matéria, e por ser muito quente, é doloroso, de modo que não é o ideal. O verdadeiro método de tratamento deve ser aquele em que a pessoa vai melhorando sem sofrimento.

Aproveito a oportunidade para falar sobre o tratamento pela redenção.

 

Redenção dos pecados

O tratamento pela redenção existe desde os tempos antigos. Todos sabem que Jesus Cristo foi quem redimiu os pecados de toda a humanidade. Quando o fundador da religião P.L., Miki Tokuiti, se encontrou com um indivíduo chamado Kaneda Tokumitsu , este lhe disse: "Vou curar a sua bronquite". Até então, o Sr. Miki tinha uma bronquite muito grave; daquela noite em diante ele ficou curado. Aí, quem ficou com bronquite foi o Sr. Kaneda, tendo sofrido quase um mês. Eis uma perfeita cura da doença através da redenção. Tocado pelo fato, o Sr. Miki Tokuiti tomou a decisão de realizar esse tipo de tratamento, o que o levou a fundar a P.L.

Não há dúvida de que a cura da doença pela redenção é realizada desde os tempos bem remotos. Isso também deve acontecer muito com vocês. Por exemplo, quando vão tratar de um doente, há casos em que vocês também começam a sentir o que ele sente. Isso é um pouco de redenção. Essa redenção tem a atuação da água, de modo que são pessoas da linhagem da água, ou seja, pessoas que têm a propriedade da água e por isso lavam as sujeiras, recebendo os resíduos dessa lavagem. Isso é a redenção.

A nossa terapia queima com o fogo espiritual e lava com a água, isto é, faz sozinho o trabalho dos dois. Como primeiro queima com o fogo, o que resta são poucas cinzas. Mesmo lavando com água, a quantidade de cinzas que o ministrante recebe é extremamente pequena, e por isso, mesmo aplicando o tratamento num grande número de doentes, é um trabalho relativamente fácil para ele.

 

Acunputra

A acupuntura também paralisa momentaneamente a ação purificadora e tem o mesmo sentido que o tratamento das toxinas através dos medicamentos. Aplicando-se a agulha num ponto mais grosso da veia, o nervo desse local incha. Com isso, a circulação do sangue é obstruída, e a ação purificadora pára. Assim, momentaneamente, a dor é aliviada, mas, quando a inchação cede, a situação volta ao que era e a pessoa sofre novamente.

 

Injeção

A injeção é um tipo de tratamento inverso, que enfraquece a ação purificadora injetando a substância tóxica no organismo.

 

Cirurgia

A cirurgia remove o local afetado, mas tanto pode ter resultados bons como ruins, não atingindo ainda o nível de um tratamento seguro. Entretanto, falando em termos religiosos, ferir, mesmo que pouco, o corpo físico que nos foi concedido por Deus, constitui um pecado. Como o nosso corpo é de Deus, estando colocado sob nossa guarda, precisamos dispensar-lhe todos os cuidados.

A mocha e a cirurgia nos tornam uma espécie de deficientes para o resto da vida. Por mais bonita que seja a moça, se a sua pele fica com a mancha da mocha, ela está perdida. É o mesmo que um jardineiro marcar com incenso a pétala de uma flor que ele fez desabrochar com muito cuidado. Acho que até constitui um grande ultraje para com o Criador. Algumas pessoas que fizeram cirurgia nem dão para ser encaradas de frente. A cirurgia pode até ser inevitável, mas não há coisa melhor do que podermos curar uma doença sem recorrer a ela. E aqui reside o grandioso e absoluto valor da nossa terapia.

 

Inalação de oxigênio

A inalação de oxigênio também é de eficácia duvidosa. Recentemente um aviador francês anunciou que a maioria dos casos de gripe melhoram andando-se de avião por mais de trinta minutos, numa altitude superior a três mil metros. Eu acho essa descoberta muito interessante. Pelas teorias científicas, quanto mais se sobe, mais rarefeito é o oxigênio. Por isso, ficamos sem saber se é melhor que haja bastante oxigênio ou pouco. Originariamente o ar é constituído de oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, etc. Seja como for, certamente esses elementos são compostos de modo adequado à respiração do ser humano. É como o açúcar misturado com molho de soja e raspas de peixe seco: tem que ser no ponto certo, para ser comido com prazer; não adianta se for apenas açúcar ou apenas molho de soja. A inalação de oxigênio, creio, corresponderia ao uso de um só tipo de coisa.

 

Crioterapia (esfriamento com gelo)

Esse tratamento parece ter efeito porque, momentaneamente, abaixa a febre e alivia a dor, mas na realidade paralisa completamente a ação purificadora e por isso atrasa a cura da doença.

No verão do ano passado, a quantidade de pessoas que morreram de encefalite letárgica foi muito grande; em minha opinião, isso aconteceu em conseqüência do esfriamento com gelo. No caso da apendicite, o pus se solidifica porque se faz esfriamento, e é por causa da solidificação que se torna necessária a cirurgia. Sem a crioterapia, o problema melhora muito mais rápido.

 

Banho de sol

Recentemente, um cientista ocidental disse que entre os raios solares existem os raios ultravioletas, que são benéficos para o corpo humano, mas que, em contrapartida, existem raios que exercem uma influência muito maléfica.

De modo geral, o homem não é um ser que deva ficar exposto aos raios solares o dia inteiro. Ficar sob o sol trabalhando e suando é extremamente benéfico, mas ficar longas horas sob o sol sem nada fazer é maléfico.

Fala-se que apanhar sereno é um veneno, mas eu acho que é muito bom, e por isso aconselho os doentes a se exporem ao sereno, pois a energia espiritual da Lua também é necessária.

O Espírito do Solo também é muito benéfico. Desde os tempos antigos, aconselha-se o contato com o "sopro do solo". A energia espiritual do solo é necessária ao corpo humano; por conseguinte, o exercício feito ao ar livre é muito melhor que o exercício feito dentro de casa, pois se tem contato com a energia espiritual do solo. Nesse sentido, mexer na terra é muito bom.

Em suma, tudo é criado e desenvolvido com a energia espiritual do Sol, da Luz e da Terra. Por isso, se a pessoa toma banho de sol, precisa tomar banho de lua também, e ter contato com o espírito da terra. Ultimamente, existe a chamada "doença de edifício", no Japão, e creio que ela se deve ao distanciamento em relação ao espírito da terra.

 

Compressas

O ser humano também respira através da pele, de modo que, aplicando compressas, obstruímos a respiração. Dessa forma, atrapalhamos o metabolismo e enfraquecemos a ação purificadora.

 

Emplastros

Momentaneamente, alivia a dor, porque o remédio penetra através da pele, suja o sangue e enfraquece a ação purificadora. Enfraquecendo a ação purificadora, a dor melhora momentaneamente, mas a cura é retardada.

 

Terapia Espiritual, 1935

 

Imprimir

 


Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados