Home >> Ensinamentos >> Johrei

 

O QUE É A GRIPE

 

 

Nós, que vivemos numa sociedade, precisamos, antes de mais nada, pensar se é possível evitar a gripe. Diremos que isso é absolutamente impossível, pois acredita-se que ela é causada pela friagem que apanhamos. Ora, trocar de roupa ao deitar e levantar, tomar banho ou sair em dias de chuva e vento frio, todos esses atos constituem oportunidades para se contrair gripe. Para qualquer pessoa é extremamente difícil evitá-la, por um dia que seja.

Vou abordar um ponto que quase ninguém percebe. Na realidade, há casos de pessoas que contraem gripe após pegar friagem e, outros, de pessoas que não a contraem. No primeiro caso, tratam-se de pessoas que já estavam com um pouco de febre; no segundo, pessoas que não tinham febre alguma. Quando alguém está com uma ligeira febre, significa que irá se gripar, ou seja, essa febre é um sintoma da gripe. Sendo assim, tenha ou não tenha a pessoa apanhado friagem, a doença irá se manifestar. Além disso, ela sente calafrios mesmo que não esteja frio, em qualquer lugar onde se encontre, por mais agasalhada que esteja.

Há um aspecto que desejo ressaltar: quando alguém se expõe ao ar frio devido à mudança brusca de temperatura, a gripe constitui um processo de purificação natural, destinado à adaptação ao meio ambiente. Nesse caso, é impossível preveni-la.

Pelas razões apresentadas, vemos que de forma alguma se pode evitar a gripe. Portanto, a pessoa tomar cuidado para não se resfriar é impraticável como também não faz nenhum sentido; aliás, isso poderá até criar efeito psicológico adverso e prejudicial. Creio que não existe neste mundo uma única pessoa capaz de evitar a gripe.

O que vem a ser, então, a gripe? Sua causa ainda hoje não é conhecida pela Medicina. Vou explicá-la segundo minha interpretação pessoal. Em primeiro lugar, a causa da saúde ou da doença do homem é a pureza ou a impureza do seu sangue. De acordo com esse princípio, pessoas saudáveis são aquelas que possuem sangue limpo, e pessoas doentes são as que têm sangue sujo. Felizmente, mesmo estas últimas gozam do constante processo de purificação, o que resulta no acúmulo e solidificação das partículas impuras do sangue em determinadas regiões do corpo. Como já tivemos oportunidade de dizer, essa é a primeira etapa do processo de purificação; na segunda, terá início a eliminação das toxinas. Chamamos a esse processo de gripe. As toxinas solidificadas são dissolvidas pelo calor da febre e, liquefeitas, transformam-se em catarro, que fica provisoriamente nos pulmões e é eliminado através da tosse, a qual faz o papel de bombeamento. Desse modo, a gripe vem a ser a forma mais simples do processo de purificação. Por meio dela, tanto os portadores de sangue sujo como os de sangue limpo terão mais saúde. A gripe é, portanto, um processo fisiológico natural e, ao mesmo tempo, uma grande bênção que Deus proporciona ao homem.

 

A Causa da Tuberculose — 23 de novembro de 1943

 

Imprimir

 


Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados