Home >> Ensinamentos >> Curiosidades

 

ESCURIDÃO, NEBLINA E ORAÇÃO

 

 

Pergunta: Ao se caminhar por uma estrada na escuridão da noite, esta fica clara ao entoar-se uma oração. Isto é uma graça?

Meishu-Sama: Quando se vai para as montanhas, é possível dispersar as neblinas com orações. Na fé Shingon(1), existe um nível de iluminação denominado adjari(2). Aquele que alcança este nível pode dispersar as neblinas ao entoar um encantamento. Uma luz é gerada pelo poder do kototama(3).

(1) Shingon é uma escola budista também conhecida como "budismo esotérico japonês". A palavra shingon é a leitura japonesa para a palavra chinesa “zhen yan”, literalmente significando "palavra verdadeira", que por sua vez é a tradução chinesa da palavra sânscrita “mantra”.

(2) O termo adjari provém do sânscrito “ācārya” que pode ser traduzido tanto como “fazer com que outros sigam” quanto “seguidor”. Assim, o termo implica algo maior do que um professor, pois representa aquele que segue aquilo que ensina, desta forma simboliza ao mesmo tempo “aquele que ensina” e “o exemplo daquilo que ensina”.

(3) Espírito das palavras.

 

Sem data

Traduzido pela Equipe do Jinsai.org

Imprimir

 


Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados