Home >> Ensinamentos >> Curiosidades

 

TINKON

 

 

Interlocutor: Gostaria que me ensinasse como fazer o tinkon.

Meishu-Sama: É melhor não fazer.

Interlocutor: Não se deve fazer em nenhuma situação? Qual o motivo?

IMeishu-Sama: Podemos dizer que não se deve fazer, mas há situações em que é bom fazer. Em situações onde se precisa de ajuda pode-se fazer, mas vamos dizer que é melhor não fazer, isto tem que vir de Deus. Atuar como um mensageiro de Deus é mais próximo de algo como um privilégio concedido do que algo em que seja possível se candidatar.

 

Registro de Instruções, 01 de maio de 1952

Traduzido pela Equipe do Jinsai.org

Pergunta: Uma vez o senhor disse: "Quando dormimos, perdemos nossa consciência, e a partir daí estamos em estado de tinkon". Poderia dizer mais a respeito do tinkon?

Meishu-Sama: O ser humano tem uma continuação espiritual que está sempre em movimento, por isto, dificilmente fica num único lugar. Semelhante ao que ocorre na mente quando uma pessoa pensa em várias coisas ao mesmo tempo, o espírito se fragmenta, e por isto é preciso acalmá-lo reunindo-o num único lugar. Por isto, quando dormimos, o espírito que estava disperso se acalma e se reúne, e este é o sentido da necessidade de dormir.

Pergunta: Qual o método que podemos usar para realizá-lo?

Meishu-Sama: Junte os dois dedos indicadores; o mindinho esquerdo deve ficar por baixo e o dedão direito deve ficar embaixo do esquerdo. Sente [N.T. em seiza] com o dedão do pé esquerdo debaixo do direito. Quando estiver ficando irritado, faça isso para se acalmar. Eu sou Deus, então … enfim, Deus espera que O conheçam e O entendam de forma clara. O fato é que Deus tem um grande coração e por isto Ele não é nem um pouco anti-social; conhecê-Lo é realmente bastante agradável. Um tempo atrás, enquanto enfrentava um determinado problema, fui conversar com Deus e Deus me respondeu "Hahaha", ou seja, riu bastante. Isto foi completamente inesperado, mas devido às risadas percebi que não havia com o que me preocupar. Antigamente o tinkon era realizado com muito mais freqüência.

Registro de Conversas Iluminadas, 20 de janeiro de 1950

Traduzido pela Equipe do Jinsai.org

 

Interlocutor: Segundo a edição mais recente do Jornal Chunichi, foi publicada a reportagem abaixo. O artigo comenta sobre ondas cerebrais. Poderia dizer algo a respeito?

- O Papel das Ondas Cerebrais na Segurança Rodoviária -

Podemos dizer que de alguma forma ainda não compreendida o cérebro das pessoas funciona por meio de ondas cerebrais (uma variação das ondas eletromagnéticas) que em algum momento se externalizam. No espaço de um segundo é possível perceber até duas ondas; aprofundando-se na pesquisa, descobriu-se que existem ondas com alta e baixa amplitude. Quando se fecham os olhos e se tenta relaxar, as ondas ficam maiores. Quando se adormece, elas aumentam ainda mais. Além disso, a eletricidade que flui por todo o cérebro é de um tipo singular. As ondulações maiores também são mais rápidas. Iisto já foi colocado em prática pelos americanos.

Meishu-Sama: Sobre isto não tem nada de mais. O espírito da pessoa fica continuamente se fragmentando e por isto é necessário reuní-lo. Em situações como as de trabalho, acaba-se reunindo, mas ao adormecer, ele pode se fragmentar. Para que um espírito obsessor possa incorporar em uma pessoa [sem laços de sangue] ela deve estar sonolenta e de preferência dormindo. Por isto, a partir de agora você deve praticar uma forma ou outra de tinkon para consolidar o espírito. Quando sentir coisas como irritação ou ansiedade, a prática do tinkon ajuda bastante. Pode fazê-lo também quando for dormir para acalmar a mente. É isto que causa as variações observadas nas ondas cerebrais e não um fenômeno estritamente cerebral; parece que o cérebro é realmente bem complexo, não é?

Registro de Conversas Iluminadas, 21 de setembro de 1949

Traduzido pela Equipe do Jinsai.org

Copyright (C) 2014 www.jinsai.org Este documento é uma tradução livre: você pode distribuí-lo ou modificá-lo nos termos da GNU Free Documentation License publicado pela Free Software Foundation. Este documento é distribuído com a intenção de ser útil mas SEM QUALQUER GARANTIA; sem mesmo a garantia implícita de fidelidade ao texto original. Para mais detalhes, veja http://www.gnu.org/licenses

Imprimir

 


Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados