Home >> Ensinamentos >> Curiosidades

 

REIKI E TRATAMENTOS ENERGÉTICOS*

 

 

Interlocutor: No passado, ouvia-se muito falar de "tratamentos energéticos" (N.T. no original reiki-ryoho; reiki, na língua japonesa, é um termo genérico que se refere à energia vital ou espiritual e ryoho significa tratamento) e gostaria de saber mais.

Meishu-Sama: O ser humano tem uma energia espiritual inerente que pode ser utilizada, com algum resultado, na cura de doenças.  Este é o princípio dos tratamentos energéticos.

Interlocutor: Podemos dizer que existe algo como um reiki da água?

Meishu-Sama: Os tratamentos de até agora absorviam a doença do paciente. Quando o Sr. Miki Tokuharu deu início às atividades da Hito no Michi (N.T. atualmente Perfect Liberty), [entre seus discípulos,] havia o Sr. Tokumitsu Kanada, o qual realizou muitos milagres admiráveis; ele, inclusive, curou a asma do próprio Sr. Miki. No entanto, após ter curado o Sr. Miki, o Kanada ficou sofrendo durante um mês. A partir disto que o Sr. Miki criou a Hito no Michi. A isto se dá o nome de “ofurikae” (transferência): absorve-se a doença da pessoa e sofre-se no lugar dela. Todo mês, no dia 25, pedia a Deus que os removesse, ou seja, que Deus tirasse os sofrimentos deles. Assim, conforme cresceu o número de pacientes, ficou muito penoso para ele sozinho fazer todo o trabalho; então ele preparou cerca de outros dez colaboradores. Até agora, eram todos métodos baseados em absorção. Isto porque eram deuses de linhagem lunar e curavam utilizando a água (reiki da água). É algo semelhante ao que ocorre ao lavar roupas em que, no final do processo, a água fica suja. Por outro lado, eu uso o fogo, por isso não me sujo, e ao invés de absorver, quanto mais eu faço mais forte eu fico. Vocês que fazem (Johrei) sabem disso. Até agora o fogo não era utilizado e isto é uma evidência do florescimento do dia no Mundo Espiritual.

Cristo também era da linhagem lunar. Os milagres realizados por ele com certeza foram aumentados pelas gerações posteriores. Fizeram para valorizar o fundador. No Japão também tem a história da batata de pedra de Kobodaishi (famoso bonzo budista do Japão). Entretanto, ele não tinha poder de curar doenças, por isso utilizou-se da moxabustão. Nem mesmo Sakyamuni tinha esta força. Por isto, ensinou a Parabóla das Ervas Medicinais (quinto capítulo do Sutra de Lótus). Kannon, quando Se manifestou como Yakushi Nyorai, ensinou que deveríamos tomar remédios; isto porque ainda era o Mundo da Noite, e era mais fácil parar a purificação do que purificar. Kannon é um disfarce de Deus; na verdade, de Izunome-no-Ookami. Acima Dele está o Deus Supremo. No xintoísmo é Amenominaka-nushi-no-Ookami; no cristianismo é o Pai Celestial; no judaísmo é Deus, ou ainda Messias; na China é o Tentei; e na Índia é Mahésvara (Shiva). Diz-se que Cristo manifestou-se como filho de Deus por ordem do Pai, mas isto aconteceu porque era necessário que fosse assim naquela época. A minha força vem do Deus Supremo, por intermédio do Deus Izunome, e passando pelo meu corpo chega a todos. Por analogia, eu seria como a companhia elétrica, Kannon como a hidrelétrica e Deus seria a fonte da água; cada omamori (nome antigo do Ohikari) seria um fio espiritual de extensão, ou melhor, algo como uma lâmpada. As lâmpadas têm todas a mesma central, no entanto, de acordo com a pessoa, ela pode variar sendo tanto uma lâmpada de 100 watts como uma de 10 watts. Depende da atuação da própria pessoa. Mas é algo totalmente diferente da força espiritual das pessoas comuns. O que as pessoas sem omamori fazem é algo como apalpar no escuro quando não se tem lâmpada. Bem, por meio de treinamento [espiritual] é possível atingir o poder equivalente ao de uma lanterna (N.T. a laterna tem um fonte de energia independente).

Interlocutor: Entendo que [os tratamentos] regidos pelo espírito da água tenham a propriedade de solidificação...

Meishu-Sama: Sim, é solidificação! Quando curamos com nossa própria força é solidificação. O Usui Shiki Tiryoho (N.T. método de tratamento do estilo usui , atualmente conhecido como reiki - criado por Mikao Usui), por exemplo, também é um método de solidificação. Ele hospitalizava pessoas com doenças graves, e por fim ele mesmo foi hospitalizado e acabou morrendo. Originalmente, foi muito difundido entre os militares da marinha.

 

Registro de Conversas Iluminadas, 08 de abril de 1948

Traduzido pela Equipe do Jinsai.org

 

Copyright (C) 2014 www.jinsai.org Este documento é uma tradução livre: você pode distribuí-lo ou modificá-lo nos termos da GNU Free Documentation License publicado pela Free Software Foundation. Este documento é distribuído com a intenção de ser útil mas SEM QUALQUER GARANTIA; sem mesmo a garantia implícita de fidelidade ao texto original. Para mais detalhes, veja http://www.gnu.org/licenses

Imprimir

 


Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados