Home >> Ensinamentos >> Agricultura

 

DANOS CAUSADOS PELAS CHUVAS E VENTOS

 

 

Os danos causados pelas chuvas e ventos tendem a aumentar de ano para ano, e tanto o governo como o povo estão bastante preocupados em se prevenir; mas, como essas obras preventivas são de altíssimo custo, no momento, adotam-se apenas soluções improvisadas. Todavia, alguma coisa deverá ser feita, já que os prejuízos se repetem a cada ano. Atualmente, não há outra alternativa a não ser procurar diminuí-los.

Com a nossa Agricultura Natural, entretanto, as raízes das plantas se tornam mais resistentes, a incidência de quebra dos caules comparada com a da agricultura tradicional é mínima, e quase não ocorre queda das flores nem apodrecimento dos caules após período de submersão. Mesmo quando as outras áreas de plantio são afetadas consideravelmente, as da Agricultura Natural sofrem danos irrisórios, o que as pessoas acham muito estranho. Observando as extremidades das raízes, vemos que elas apresentam formações mais longas e em maior quantidade que as das plantações convencionais, proporcionando-lhes enorme resistência nessas ocasiões.

Estabelecendo analogia com o homem, as pessoas que comem apenas alimentos frescos e sem tóxicos são sadias. O mesmo acontece com as plantas, e isso não se limita ao trigo ou arroz. Segundo os agricultores, as plantas de baixa estatura e folhas pequenas são as que dão mais frutos e oferecem as melhores safras. É justamente o que ocorre na Agricultura Natural; pode-se ver, portanto, como ela é ideal. Além do mais, seus produtos apresentam excelente qualidade e sabor, reconhecidos por todos aqueles que já a experimentaram. A razão disso é que, quando se utilizam adubos, os nutrientes são absorvidos na maior parte pelas folhas, o que as faz crescer demasiadamente, afetando a frutificação. Acrescente-se que a quantidade de muda de arroz obtida na Agricultura Natural é bem maior; já se conseguiram até cento e cinqüenta mudas com uma só semente, resultando em cerca de quinze mil grãos — recorde admirável. Outra característica do arroz produzido por esse método é que a sua palha se apresenta bastante forte e fácil de ser trabalhada.

 

Esclarecimento sobre Agricultura Natural - 15 de janeiro de 1951


Imprimir

 


Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados