Home >> Ensinamentos >> Agricultura

 

DANOS CAUSADOS PELAS PRAGAS

 

 

São três as preocupações dos agricultores: o elevado preço dos adubos, os prejuízos causados pelas pragas e os danos decorrentes dos ventos e das chuvas. Como já expliquei, em capítulos anteriores, os malefícios dos adubos, passarei a falar agora sobre os danos causados pelas pragas.

É importante saber, de forma conclusiva, que a causa do surgimento das pragas está nos adubos. Aplicados ao solo, eles acabam tornando-o impuro, modificam suas características, fazem regredir sua capacidade e, ao mesmo tempo, deixam sujeiras como resíduos. É óbvio que todas as matérias sujas apodrecem. Aí aparecem larvas e bactérias. Se essa é a lei da matéria, nela se enquadram as plantas. O aparecimento de vermes nos depósitos de estercos comprova o que dizemos. As várias espécies de pragas originam-se dos diversos tipos de adubos. Dizem que ultimamente surgiram novas espécies, mas isso nada mais é que uma conseqüência do aparecimento de novos adubos. O fato é evidenciado pela afirmação dos agricultores de que existem muitos insetos nocivos em locais próximos aos depósitos de estercos.

Outro ponto importante é que, quando aparecem pragas, utilizam-se defensivos agrícolas para combatê-las, o que é extremamente prejudicial. Os inseticidas são venenos tão fortes que são capazes de matar os insetos; deste modo, quando se infiltram no solo, acabam contaminando-o e enfraquecendo-o ainda mais. Assim, o que nele for cultivado sofrerá os danos causados por mais esse veneno, além dos tóxicos dos adubos. O solo, da mesma forma que o homem, perde a resistência, e as pragas como que se aproveitando disso multiplicam-se com maior intensidade. É realmente um círculo vicioso. Nesse aspecto, inclusive, pode-se notar o quanto a agricultura tradicional está errada. Além do mais, alimentando-se do arroz que absorveu substâncias venenosas como o sulfato de amônia contido nos fertilizantes, o corpo humano sofre os seus efeitos; e é óbvio que isso faça mal à saúde, pois suja o sangue. No caso de alimentos básicos que se come diariamente, mesmo que a quantidade de veneno ingerido em cada refeição seja ínfima, ela vai se acumulando ao longo do tempo e torna-se a causa de doenças.

 

Esclarecimentos sobre Agricultura Natural — 15 de janeiro de 1951


Imprimir

 


Jinsai.org - Vida e Obra do Mestre Jinsai

 

Copyright © Todos os direitos reservados